Como definir o melhor local para seu estande

As melhores áreas de uma feira de negócios são as primeiras a serem comercializadas. Tanto é verdade que, nas boas feiras, antes mesmo de terminada uma edição, a maioria dos espaços já estará reservado ou comercializado para a próxima edição.


Localização do estande, importante questão para contribuir no alcance de seus objetivos

Qual a melhor localização? Há muita controvérsia sobre esse tema. Tudo dependerá do tipo de feira, do layout do pavilhão, da disposição dos estandes, do projeto da feira, mas principalmente, do objetivo do expositor. Os objetivos do expositor são determinantes na hora da escolha da área.

Exemplo A: Imagine um expositor em uma feira de máquinas, destinada apenas ao público técnico. Imagine que o objetivo do expositor seja lançar com sucesso um novo equipamento; o novo equipamento será colocado em funcionamento para demonstração. Neste caso, certamente o melhor local não é aquele próximo à entrada principal. Uma posição mais para central será mais conveniente.

Exemplo B: Já se um expositor desejar realizar uma promoção usando distribuição de sacolas e brindes, um estande aberto, logo na entrada do pavilhão, pode funcionar bem: os visitantes saem pela feira carregando a imagem do expositor, fazendo publicidade da empresa.

Observações:

1-) Em uma feira muito grande, onde as pessoas precisam caminhar por muito tempo, quanto mais para o final da feira o estande ficar, pior será; os visitantes chegam ao final da feira já cansados e desatentos. Por isso, é importante obter da empresa promotora a planta do pavilhão e verificar a posição das entradas e saídas, além do trajeto de circulação da feira

2-) A localização dos concorrentes também é fundamental. 

3-) Não é recomendável definir seu estande próximo de banheiros ou de locais de alimentação

4-) Não há uma fórmula para a definição da localização de seu estande. Tudo é uma questão de oportunidade e bom senso, baseado no estudo da planta baixa da feira.

Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry