Expositor: Seja realista em relação às suas expectativas

Todos os anos, as exposições geram milhões de reais em negócios. Porém, não é comum que isso ocorra durante o evento. Algumas empresas que vendem produtos de baixo custo e tecnologia podem fechar pedidos durante uma feira. Entretanto, para a grande maioria das empresas, esses mesmos pedidos chegam depois de semanas e, algumas vezes, depois de alguns meses do evento realizado.

Você, expositor deve se preparar para um follow-up pós-feira de forma ativa, agressiva a fim de aproveitar e esgotar todas as possibilidades de relacionamentos comerciais. Todos os contatos realizados durante o evento devem ser trabalhados, para que sirvam como guias para a realização da maior quantidade de vendas possíveis.

Assim como não se pode realizar uma feira ou exposição sem expositores, esta não tem sentido sem os visitantes. Quando os organizadores e promotores realizam uma feira, o fazem tendo em vista múltiplos interesses:
  • divulgar e promover uma comunidade
  • oportunizar negócios para as empresas expositoras
  • promover a economia local, estadual ou regional
  • angariar recursos financeiros
  • entre outros.
Isso, entretanto, só é possível se os organizadores e promotores puderem contar com um bom fluxo de público visitante. Para tanto, se esforçam ao máximo para vender os espaços ou estandes para boas empresas e, depois, se preocupam com os visitantes para que compareçam ao evento, comprem e agradem os expositores, que assim voltam a comprar novos espaços nas próximas edições e a receber mais visitantes, resultando na sustentabilidade da feira ao longo do tempo.

Por isso, o expositor interessado em participar de uma feira deve:
  • analisar o comportamento da curva do número de visitantes nas últimas edições do evento. A curva de crescimento deve ser levemente ascendente. Mudanças abruptas nos números podem significar mudança na estratégia de divulgação ou cidade de realização do evento. 
  • Se possível, visitar o evento antes de sua decisão. Somente assim, conhecendo o perfil do público e tendo a estimativa de visitantes, o expositor poderá ter uma expectativa concreta quanto ao evento.
Leia também: Expor por causa dos visitantes certos

Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry