Recepcionistas. Fundamental Treinamento Pré-evento

As recepcionistas possuem quais funções em seu estande? Elas foram treinadas para oferecer respostas aos visitantes ou são apenas distribuidoras de sacolas? Alguns expositores contratam recepcionistas com corpos esculturais e malhados como forma de atrair visitantes para seu estande. Essa não seria uma motivação enganosa? 

Usar recepcionistas com objetivos errados, além de ser um recurso artificial e enganoso, poder banalizar as virtudes femininas e corromper os valores da empresa. Algumas jovens ainda são usadas atualmente para atrair olhares masculinos, visitantes cheios de testosterona; o resultado que os expositores conseguem são visitantes que olham mas não veem, que escutam mas não ouvem. Atrair visitantes pelas motivações erradas é um dos motivos que leva expositores ao fracasso na participação em feiras. Não estou tratando neste post, das feiras B2C, das feiras de lançamentos como o Salão do Automóvel, por exemplo.  Estou tratando aqui das feiras de negócios, B2B. 



Recepcionistas em estande
durante a Mecãnica 2012
Você que é expositor deve usar de empatia para com os visitantes que pretende atrair. Deve usar de empatia para com as recepcionistas que contratará. Qualquer pessoa que estiver trabalhando em seu estande está representando a marca da sua empresa (a qual deve ser estimada, valorizada e preservada). Além disso, qualquer staff em seu estande deve estar apto a fornecer informações. Apenas os profissionais técnicos devem ter as informações mais específicas.

Expositor, você sabe contratar recepcionistas? Como definir o estilo social a ser adotado? As recepcionistas devem ser contratadas de acordo com o objetivo de sua participação. Elas podem ter 4 estilos diferentes. Elas podem ser expressivas, amigáveis, analíticas ou condutoras.


Além de definir o estilo adequado, você como responsável pelo seu estande deve instruí-las, treiná-las, a fim de que elas possam identificar seu público de interesse e ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Ainda há uma observação: que tipo de abordagem elas devem adotar junto aos visitantes de seu interesse? Caso esse assunto seja muito específico e chato para ser tratado por você, delegue essa responsabilidade à um membro de sua equipe.


Muito mais do que estátuas ou rostinhos bonitinhos. As recepcionistas podem e devem exercer funções estratégicas, para auxiliar expositores a alcançar seus objetivos. Para que isso ocorra é necessário um treinamento na fase pré-evento.



Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry