Público-alvo e público de interesse. Diferentes responsabilidades de promotores e expositores.

Público-alvo de uma feira de negócios ou evento é o público visitante, o público geral, aquele que estará circulando no evento, seja este composto de visitantes, congressistas, expositores e/ou de palestrantes. É a razão da existência de um evento. 



Um evento só existirá se houver demanda de visitação. O público-alvo de um evento sempre reunirá todos os personagens da cadeia produtiva pertencente ao segmento do evento. Podemos entender que entre os visitantes haverá estudantes, professores, fornecedores, fabricantes, distribuidores, representantes de vendas, consultores, técnicos, especialistas, compradores, usuários, entre outros. São vários os personagens presentes. Todos fazem parte do público-alvo.

Mas um questionamento, cada expositor deve se fazer: "qual é o meu público de interesse?", "quem eu quero no meu estande?", "quem estará na sala de reuniões fechando negócios?". A promotora, organizadora ou realizadora do evento já cumpre o seu papel, a sua responsabilidade, no momento que leva ao evento o público-alvo, os representantes de toda a cadeia produtiva. Mas é responsabilidade do expositor, captar dessa multidão, aqueles que são de seu interesse.

Público de interesse. É a razão, a justificativa que leva uma empresa à participar com um estande deste ou daquele evento. Esse evento é bom para os negócios da empresa? Por quê? Para quem? Por quê participar? Devo participar como expositor, como patrocinador ou como visitante? Com qual objetivo? A razão da participação pode ser variada; você pode desejar promover lançamentos, divulgação, novos contatos, vender ou fidelizar clientes. Cada expositor é o único responsável por sua própria participação. O sucesso ou o fracasso da participação em um evento depende totalmente do expositor – é claro que entendemos que onde termina a responsabilidade do promotor (de cumprir com a visitação do público-alvo ao evento) começa a responsabilidade de cada expositor (cumprir com a visitação do público de seu interesse em seu estande).


Senhor expositor...antes de se comprometer em participar de um evento, identifique se o seu público de interesse faz parte do público-alvo da realização proposta. Se necessário obtenha evidências, testemunhais. Peça referências. Num segundo momento, faça uma autoanálise. Verifique se há na sua empresa, uma equipe eficaz, capaz de realizar as ações necessárias para que o seu público de interesse encontre o seu estande e o visite.



Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry