Iluminação. Conheça sua importância na arquitetura promocional.

Descubra porque valorizar a iluminação de seu estande pode ser mais importante do que o projeto do estande em si.

A iluminação na arquitetura promocional não serve apenas para proporcionar luz ao ambiente, ao estande, à vitrine, ao display ou à logomarca da empresa. A iluminação dos estandes em feiras de negócios tem como função destacar produtos, equipamentos ou serviços do expositor. O objetivo em participar de uma feira de negócios deve levar, obrigatoriamente, o expositor a tratar com profundo cuidado e zelo o quesito iluminação. Uma iluminação mal planejada, mal projetada ou mal instalada pode confundir os visitantes, fazendo com que não interpretem o estande de forma favorável.

Seja qual for o tipo de iluminação (quente ou fria, com lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, dicroicas, LED ou halógenas) desejada, o importante é que o resultado da iluminação dê destaque para o que a empresa deseja mostrar. Ao olhar para seu estande os visitantes devem visualizar claramente qual é o objeto em evidência, a razão de você estar ali com um estande de sua empresa.


Figura 1: Iluminação distante cria sombra sobre os produtos
Há expositores que colocam vários objetos em evidência, em vários lugares, alguns expõem centenas de produtos e acessórios; criam atenção para todos os lugares, vitrines, testeira, bar com buffet, um banner ou várias fotos, entre outros. Há aqueles que colocam em evidência até pessoas, atrações e entretenimentos. Os visitantes nem sabem para onde olhar.  Ou ocorre o oposto, expositores com estandes grandes podem ter a exposição de seus produtos prejudicada, se não valorizarem a iluminação. As montadoras podem instalar refletores que ficam distantes dos produtos e em alguns casos, criam até sombra. A responsabilidade da iluminação do estande está no expositor. Ele é quem definirá o seu briefing junto à montadora. A maioria das montadoras só executa o que o cliente pede e se ele pede.


Figura 2: Neste exemplo, peças pequenas recebem iluminação clara e bem próxima.


Figura 3: Exemplo de iluminação planejada e projetada que valoriza o produto.
Um estande que evidencia muitas coisas confunde a visão do visitante. O visitante vê, mas não interpreta claramente qual o objetivo do expositor ou o que ele vende. Chamar a atenção para vários pontos e várias ações diferentes atrapalha a interpretação do que se vê.


Uma iluminação bem projetada favorecerá os negócios e auxiliará o expositor no alcance do objetivo principal. Converse com sua montadora sobre a questão da iluminação.


Expositor, lembre-se: o cérebro só interpreta o que os olhos podem ver.

Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber

Por: Anne Sophie Matthey-Henry


Fonte das fotos: Reed Exhibitions